quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A história do Clube de Regatas Flamengo.





Gênese no Remo(1895 a 1902)
O Flamengo já nasceu com a garra e o espírito vencedor.A idéia da criação de um grupo organizado de remo surgiu em bate-papos de jovens do bairro no Café Lamas, no Largo do Machado. O objetivo era entrar na disputa com clubes de outros bairros, como o de Botafogo, que já atraíam a atenção das mocinhas da época.
Jovens remadores - José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spindola, Nestor de Barros, Augusto Lopes, José Félix da Cunha Meneses e Felisberto Laport - resolveram comprar um barco. O escolhido foi um já velho, porém adequado às finanças disponíveis. Cotizaram o dinheiro, adquiriram o primeiro patrimônio, que foi nomeado de Pherusa, e fizeram uma reforma completa para utilizá-lo.
No dia 6 de outubro, os jovens, mais Maurício Rodrigues Pereira e Joaquim Bahia, foram dar a primeira volta com o barco. Saíram da Ponta do Caju, na praia de Maria Angu (atual Ramos), de tarde. Mesmo com o tempo ameaçador no céu, Mário Spindola dirigiu rumo à praia do Flamengo. Então, o primeiro grande desafio do grupo surgiu. O forte vento virou a embarcação e os náufragos tiveram que se segurar no que restou da Pherusa.
Joaquim Bahia, excelente nadador, saiu até a praia em busca de ajuda. Mas a chuva cessou e logo apareceu um outro barco, o Leal, de pescadores da Penha, e fez o resgate dos jovens e da Pherusa. A preocupação passou a ser Bahia, que depois de quatro horas chegaria à praia, tornando-se o primeiro herói do Flamengo.
A recuperação de Pherusa foi iniciada novamente. Quando ela já estava quase pronta, foi roubada e nunca mais vista. Mas o entusiasmo em fundar um grupo de regatas não desapareceu. Os jovens decidiram comprar outro barco. George Lenzinger, José Agostinho, José Félix e Felisberto Laport entraram na história, juntaram o dinheiro necessário e compraram o Etoile, de Luciano Gray, logo batizado de Scyra e registrado na Union de Canotiers.
Na noite de 17 de novembro de1895, no casarão de Nestor de Barros, número 22 da Praia do Flamengo, onde era guardada a Pherusa e depois a Scyra, foi fundado o Grupo de Regatas do Flamengo e, com ele, eleita a sua primeira diretoria: Domingos Marques de Azevedo, presidente; Francisco Lucci Colás, vice-presidente; Nestor de Barros, secretário; Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro.
Destacados ainda como sócio-fundadores, José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Spíndola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Eduardo Sardinha, José Felix da Cunha Menezes, Emygdio José Barbosa (ou Emygdio Pereira, ou ainda Edmundo Rodrigues Pereira, há controvérsias) Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chalréo, sendo que os três últimos faltaram à reunião, mas assinaram a ata dias depois e receberam o título.
No encontro, foi acordado que a data oficial seria a de 15 de novembro, pois no aniversário do Flamengo sempre seria feriado nacional (Dia da Proclamação da República), e que as cores oficiais seriam azul e ouro, em largas listras horizontais.

PRIMEIRAS COMPETIÇÕES, VITÓRIAS E MUDANÇAS

A preocupação com o nacionalismo foi marcante no início do Flamengo. Primeiramente, a denominação de grupo, ao invés de clube, palavra estrangeira. Depois, com a aquisição de novos barcos ao longo dos anos, a origem dos nomes foi a indígena (Aymoré, Iaci e Irerê) ao invés dos antigos, derivados do grego (Pherusa e Scyra).
Mas foi com a Scyra mesmo que o Flamengo entrou em sua primeira competição. Um fiasco, causado pela inexperiência dos seus remadores, que comeram um bacalhau à portuguesa com vinho verde antes da disputa. O barco bateu na baliza de sinalização, a tripulação enjoou e, no fim, a embarcação do Botafogo rebocou a Scyra. Passado o primeiro vexame, o Flamengo começou a competir, mas só conseguiu chegar em segundo e terceiro lugar. Por isso, foi logo chamado de Clube de Bronze.
A primeira vitória veio no dia 5 de julho de 1898, na I Regata do Campeonato Náutico do Brasil, com Irerê, uma baleeira a dois remos. Nesta época, o Flamengo já reunia seguidores de todas as classes sociais, dos intelectuais, passando pelas famílias tradicionais, até os empregados de comércio, todos torcedores fanáticos do grupo. As mocinhas que caminhavam na praia do Russel acabam sempre no número 22 e a sede do Flamengo ficou conhecida como a "República da Paz e do Amor".
Antes um pouco, em 23 de novembro de 1896, uma das mudanças mais significativas na história do Flamengo. Como as camisas do uniforme, listradas nas cores azul e ouro, eram importadas da Inglaterra e desbotavam com facilidade devido ao sol e ao mar das competições do remo, Nestor de Barros propôs que elas fossem para vermelha e preta. Junto com a mudança das cores e o crescimento do Flamengo, veio a transformação de Grupo em Clube, sugerida pelo poeta e cronista Mário Pederneiras. Estava definitivamente concretizado o amor rubro-negro pelo Clube de Regatas do Flamengo.


Texto retirado do site


38 comentários:

  1. Parabéns filho pela materia, não é atoa que esse time possui a maior torcida do mundo.

    ResponderExcluir
  2. quem ñ é ñ se esconde......
    flamengo é pica........

    ResponderExcluir
  3. sou flamenguista de corpo e alma e jamais mudarei de time pois gosto de ser da mair do mundo...

    ResponderExcluir
  4. 25 motivos para torcer para o Flamengo (e não são só esses) :

    1 O Flamengo não Chega no maracanã, Marca presença.!
    2 ●O Flamengo não joga, Encanta!
    3 ●O Flamengo não tem Coragem, tem Princípios!
    4 ●O Flamengo não Respira amor, Aspira liberdade!
    5 ●O Flamengo não desperta Vontade, desperta Desejo!
    6 ●O Flamengo não é Diferente, é Raro!
    7 ●O Flamengo não Chama, Invoca!
    8 ●O Flamengo não Aparece, Chamam atenção!
    9 ●O Flamengo não é Moda, é Atitude,Religião!
    10 ●O Flamengo não Espera, dá Tempo!
    11 ●O Flamengo não Dança, dá um baile!
    12●O Flamengo não escolhe time a dedo p/ jogar, joga com qualquer um!
    13 ●O Flamengo não é Vip, é Camarote!
    14 ●O Flamengo não odeia,é odiado!. 15 ●O Flamengo não Anda, Desfila!
    16 ●O Flamengo não se Acha, é Procurado!
    17 ●O Flamengo não é Bom, é Ótimo!
    18 ●O Flamengo não é Fácil, é Irresistível!
    19 ●O Flamengo não é o Melhor,é Exclusivo!
    20 ●O Flamengo não Promete, Faz!
    21 ●O Flamengo não Dorme, Descansa após às vitórias!
    22 ●O Flamengo não é Convencido,é Realista!
    23 ●O Flamengo não Muda, Evolue!
    24 ●O Flamengo não tem torcida, tem família!
    25 ●O Flamengo nunca Desiste, vai a Luta!


    FLAMENGO EÔÔ !

    FLAMENGO NA RAÇA E NA ALMA !

    ResponderExcluir
  5. Mengãooo sempreee....

    ResponderExcluir
  6. É NOS É A JOVEM FLA NEGUINHO

    ResponderExcluir
  7. Mengão até o fim

    Tantóti_show

    ResponderExcluir
  8. uma vez flamengo sempre flamengo,flamengo ate morrer duas cores(preto e vermelho)duas cores q jamais serão esquecidas são duas cores fortes por isso é as cores do rubro negro..........

    ResponderExcluir
  9. sou uma pessoa alegre e muito trabalhador gosto muito do flamengo minha paixão de vive

    ResponderExcluir
  10. jam - flamendo, paixao do meu coraçao, eternamenteeeeeeee.

    ResponderExcluir
  11. Meu estilo de ser e de viver!! Mengão na veia!!!

    ResponderExcluir
  12. Mengão!!!Um caso de amor ETERNO!!!
    Uma história repleta de amor e GLÓRIAS!!!
    Eu teria um desgosto profundo,se não houvesse o FLAMENGO no mundo!!!

    ResponderExcluir
  13. NÃO SEI COMO AINDA EXISTEM COMENTARISTAS DE MERDA POR AE QUE TEM CORAGEM E CARA DE PAU PRA DIZER QUE O VASCQUINHO DE MERDA É O MELHOR TIME DO RIO...eSSES CARAS DEVERIAM SER BANIDOS DO CENÁRIO ESPORTIVO BRASILEIRO...dA-LHE O MENGÃO O MELHOR TIME DO BRASIL..dO BRASIL SÓ NÃO DO MUNNNNDOOOOOOOOOO...EU SEMPRE TE AMAREI ONDE ESTIVER ESTRAREI ÓOOOOO MEU MENGOOOOOOOO.

    tE AMOOOOOOOO MENGÃOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  14. FLAMENGO É MINHA VIDA,É MINHA PAIXÃO!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Estou sempre contigo
    Somos uma nação
    Não importa onde esteja
    Sempre estarei contigo
    Com meu manto sagrado
    Minha bandeira na mão
    O Maraca é nosso
    Vai começar a festa
    Dá-lhe, dá-lhe, ô
    Dá-lhe, dá-lhe, ô
    Dá-lhe, dá-lhe, ô
    Mengão do meu coração !!

    ResponderExcluir
  16. nossa esse eq e um teme

    ResponderExcluir
  17. caraca maluco o grande amor da minha vida e o mengao

    ResponderExcluir
  18. eu so flamenguista ate morrer caraca maluco o grande amor da minha vida e o mengao

    ResponderExcluir
  19. mmeennggaaoo aattee mmoorreerr

    ResponderExcluir
  20. http://2.bp.blogspot.com/_QRiuA5y5H3g/SS6sk5G-WdI/AAAAAAAAABY/MyH1sLamHLA/s1600-h/flamengo.gif

    ResponderExcluir
  21. euso matheus gato mennnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  22. flamengo e tudo de bom que se pode esperar

    ResponderExcluir
  23. flamengo time de coraçaooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    felipe rodrigues, sapé paraiba

    ResponderExcluir
  24. O FLAMENGO É O MELHOR TIME DO MUNDO ELE FAZ INVEJA A TODOS OS TORCEDORES CONTRA.ELE É 10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000.......................000000000000

    ResponderExcluir
  25. eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu
    sou brasileira
    sou flamenguista
    com muito amooooooooooooooooooooooooooooor

    ResponderExcluir
  26. tenho orgulho de ser brasileiro mas tenho mais orgulho ainda de ser flamenguista

    ResponderExcluir
  27. ADRIANO MORAES BASTOS29 de setembro de 2010 11:34

    QUEM NÃO GOSTA DO FLAMENGO É POR QUE NUNCA TEVE INFÂNCIA, APENAS SOBREVIVEU POR VER OS OUTROS SOBREVIVER E NÓS QUE SOMOS FLAMENGUISTAS E TEMOS ORGULHO E AMOR, SOBREVIVEMOS PARA MOSTRAR QUE TEMOS GARRA, FEROCIDADE E MUITA FORÇA DE VONTADE PARA GRITAR E DIZER:"EU SOU BRASILEIRO FLAMENGUISTA E NÃO DESISTO NUNCA"

    ResponderExcluir
  28. sou flamengo e tenho uma nega chamada Tereza,daqui não saio e nem me tira, parabéns pela historia do FLAMENGO.

    ResponderExcluir
  29. Ele vibra
    Ele e fibra
    Muita libra ja pensou.....
    FLAMENGOOOOOOOOO ate morrer eu sou!!!!!!!!!!!!!!!1

    Para falar do flamengo naum tem explicaçao,e ele na raça na alma no coraçao!!!!!!!!!!!!!1
    Por isso so quem e flamenguista sabe a emoçao de ser torcedor!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir