domingo, 28 de fevereiro de 2010

Em uma aliança com o PMDB o PT não pode abrir mão da Vice


Do Blog do Anselmo Raposo
Nós dias 26 e 27 de março o PT realizará o seu encontro que definirá a política de alianças do partido nas eleições que estão se aproximando. É bem verdade que muitas águas vão rolar e que hoje uma parte do PT, que era vinculada ao Governador Jackson Lago, defende ardentemente a aliança com Flávio Dino, o mesmo que há dois anos diziam ser aliado do Sarney. No entanto é publico e notório que aqueles que defendem a aliança com o PMDB da Governadora Roseana Sarney, já são maioria no PT, estima-se que dos 170 delegados, atualmente 105 delegados apostariam nesta aliança.

O PT tem recebido diversas propostas nestes dias do PMDB, e uma delas e a segunda vaga de Senador, sendo que a primeira continuaria com o PMDB especificamente com o Ministro de Minas e Energia Edson Lobão. O PMDB também continuaria com a Vice.

Pois bem, essa é uma aliança para o Governo do Maranhão, e o PMDB tem que entender que o PT é o Partido do Presidente Lula, e da Ministra Dilma, tem hoje o segundo maior tempo de televisão no programa eleitoral gratuito além da força da militância.

A Direção Nacional vê essa aliança como forma de montar um palanque estratégico para a eleição da Ministra Dilma Rousseff no Maranhão e deverá jogar todo o peso na eleição da Governadora Roseana Sarney, enviando para o Maranhão pesos pesados da política nacional para fortalecer a campanha e o palanque. O PT em um provável governo com o PMDB que ser um partido ativo na transformação do estado, influenciando em políticas publica que mudem a realidade do Estado.

No papel que o PT teria, um cargo majoritário condiz com a sua importância, no estado e no país, no entanto esse papel seria mais bem desempenhado caso esse cargo majoritário fosse o de vice mandatário do futuro governo. Sabemos da importância que um Senador teria para o Maranhão, mas o que esta sendo discutido é a importância do Estado.

Um Vice Governador do PT ajudaria a atual Governadora a implantar o Programa de Governo elaborado pela coligação, além de abrir portas no futuro governo da Dilma.

Sabemos também quem melhor desempenharia esse papel, pela liderança que possui tanto no PT do Maranhão quanto junto ao PT Nacional seria o Deputado Washington Luís, que provou a dois anos atrás e uma aliança com o PCdoB de Flávio Dino, trazendo diversos Ministros e inclusive conseguindo o apoio direto do Presidente Lula ao então candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário