quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MEC muda regras do vestibular do Enem; candidato poderá desistir de vaga durante período de inscrição no Sisu

Os candidatos que concorrem a vagas em instituições federais com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão cancelar suas inscrições ainda durante as etapas de inscrição. Anteriormente, o candidato não podia desistir de sua inscrição, apenas mudar as opções de curso. A mudança foi publicada em portaria no Diário Oficial da União desta quinta (25)
Na próxima etapa do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que vai de 1 a 3 de março, a regra já estará valendo.
Após a primeira rodada de matrículas, sobraram 60% das vagas oferecidas pelo Sisu -- cerca de 29 mil. A segunda etapa de inscrições foi encerrada no dia 20 de fevereiro. Os candidatos aprovados nesta etapa realizam as matrículas nas instituições escolhidas até esta sexta (26)
Lista de espera do Sisu

Outra mudança que a portaria institui e regulamenta é a formação de listas de espera para os candidatos que não forem aprovados na última etapa -- procedimento que não estava previsto na portaria de 26 de janeiro de 2010 que instituiu o sistema.Segundo o texto, "o candidato não selecionado na última etapa do

processo seletivo do Sisu constará da lista de espera para o curso no

qual efetuou sua inscrição"
Para permanecer nessa lista de espera, o candidato deverá "obrigatoriamente confirmar no sistema o interesse na vaga, durante o período especificado no edital do Sisu para realização das matrículas". Ou seja, candidatos ao Sisu 2010 que não forem selecionados na terceira etapa precisarão declarar sua intenção de ficar na lista entre os dias 9 e 12 de março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário