terça-feira, 2 de março de 2010

Concepción está sob controle após onda de saques, diz presidente do Chile

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse nesta terça-feira (2) que a situação de segurança da cidade de Concepción está "sob controle". milhares de soldados foram mandados ao local, o mais afetado pelo terremoto de sábado, para deter os saques e a criminalidade crescentes.
Bachelet também disse que vão ser enviados 14 mil militares à região. Eles se encarregarão de distribuir ajuda humanitári e prevenir saques. Na véspera, ela havia anunciado o envio de 7 mil soldados.
A presidente também disse que as autoridades vão agir duramente para reprimir a violência na região. O toque de recolher foi estendido até as 12h desta terça, em uma tentativa de restaurar a ordem.
"Em virtude do estado de exceção da catástrofe, entre os últimos dois dias e o dia de hoje, o Exército tem 11.850 homens e a Marinha 2.131 nas regiões de Maule e Biobío", afirmou.
"Entendemos as angústias urgentes das pessoas, mas sabemos que há ações delituosas, e isto não vamos aceitar", disse.
"Não é aceitável que os bombeiros tenham sido obrigados a desviar seus recursos para atender, na segunda-feira, um incêndio provocado na cidade de Concepción, nem que as pessoas tenham que organizar mecanismos de autodefesa para cuidar do pouco que restou após o terremoto", disse.
Desde domingo várias localidades foram cenários de saques e ações violentas, enquanto os habitantes se queixam da falta de ajuda humanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário