quinta-feira, 25 de março de 2010

PT e PMDB sinalizam para aliança histórica no MA



 
O PT e o PMDB deram o primeiro passo concreto para a celebração de uma aliança histórica no Maranhão em torno da provável candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB) à reeleição. Em reunião realizada no Palácio dos Leões, iniciada às 15h e encerrada às 18h30, as Executivas das duas legendas discutiram a futura parceria.


Os petistas foram claros em afirmar que desejam compor a chapa da governadora na condição de vice. Roseana e o PMDB disseram que não veem problema na reivindicação, mas primeiro o partido precisa decidir pela aliança no encontro que começa nesta sexta-feira.

“A reunião foi muito boa. Eles foram claros, abertos e francos”, avaliou o presidente em exercício do PMDB, Remi Ribeiro. “A Roseana foi muito mais clara que o Flávio Dino (PCdoB) na conversa que teve com o PT”, declarou Evandro Sousa, ex-coordenador da campanha de Lula no Maranhão.

Dos 17 membros da Executiva, nove compareceram: Raimundo Monteiro (presidente), Washington Luis Oliveira (1º vogal), Fernando Magalhães (Secretário Geral), Mundico Teixeira (Tesoureiro), Fábio Dias (Comunicação), Socorro Lago (Movimentos Populares), José Inácio Rodrigues (Secretaria Agrária), Edmilson Carneiro (Relações Institucionais) e Juscelina Ramos Vale (4ª vogal). Os outros membros da instância reclamaram do local do encontro. Queriam que fosse realizado na sede do PT. O secretário José Antonio Heluy (Trabalho), o vice-prefeito de Açailândia, Antonio Erismar, e outras lideranças petistas também participaram do evento.

De acordo com Washington, pela primeira vez na história política recente do estado, os dois partidos sentaram na mesa para uma discussão aberta e madura. “Foi uma discussão de conjuntura”, afirmou. “Estamos discutindo uma aliança que fortaleça a candidatura da companheira Dilma e também a presença efetiva do PT nos projetos do Governo do Estado. Por isso, a Executiva do PT ouviu as propostas dos pré-candidatos dos dois partidos (PMDB e PCdoB)”, declarou Monteiro.

Ele e Washington confirmaram a chegada nesta sexta-feira do presidente nacional da legenda, ex-senador José Eduardo Dutra, ao estado. Ele deve desembarcar à tarde e se encontrar em seguida com Roseana no Palácio dos Leões. De lá segue para abertura do encontro do partido no Sesc Olho d’Água, a partir das 19h.

Segundo o deputado federal e secretário Gastão Vieira (Planejamento), o importante da reunião foi a sinalização para o entendimento das duas agremiações. “Foi um gesto simbólico nos reunirmos com o PT no Palácio dos Leões. É sinal que muita coisa avançou. Está tudo aberto desde que o PT diga que vai fazer a coligação com o PMDB,” assinalou

2 comentários:

  1. Como eu tenho dito a todos, repito agora: Não é Roseana quem está desesperada pelo apoio do PT, é a direção do PT que precisa de Roseana. Eles estão pleiteando altos cargos (certamente estão fazendo o mesmo com Fl´vio Dino). Sabem que se forem contra ela, perderão. Então, juntou-se a necessidade do PT com a oportunidade de Roseana.

    ResponderExcluir
  2. querido Carlos, acho que não é bem assim, o pt é hoje um dos partidos mais importantes do Brasil, e que tem um grande tempo de televisão,e grande força politica pelo fato de termos um presidente da republica com 80% de aprovação popular, para qualquer candidato hoje, uma aliança com o PT seria de grande importancia.
    muito obrigado pela opiniao, e volte sempre

    ResponderExcluir