domingo, 14 de março de 2010

Os avanços e conquistas da aliança PT-PMDB no Maranhão

Por Virna Texeira
    Relembrar os acontecimentos que se passaram nestes 30 anos de lutas e conquistas do PT deve ser um exercício para além do simples gosto por retóricas e frases de efeito. Historiar nosso partido representa muito mais do que isso, significa a capacidade única de a militância petista conseguir refletir criticamente sobre seus desacertos e a partir disso trilhar caminhos que possam ter como norte a resolução dos problemas que verdadeiramente afligem a classe trabalhadora e o povo brasileiro.
    Após este último Congresso do PT, o quarto em sua trajetória, consagramos, com o sempre vivo e entusiástico espírito militante de petistas de todo o Brasil, a vontade de continuar mudando o país através da implementação de políticas públicas democráticas, que buscam reduzir desigualdades e inverter lógicas tradicionais de dominação. Mantivemos a convicção na nossa estratégia de poder, que, ao adotar como tática central a eleição da companheira Dilma Roussef para presidente, vislumbra também o alcance de outras variantes sociais, fundamentais para consolidação de um projeto de hegemonia que se pretende duradouro e progressivamente transformador.
    O destaque que o IV Congresso do PT e a Direção Nacional têm dado à necessidade de construirmos palanques estaduais unitários para a eleição presidencial de Dilma Roussef ultrapassa uma simples interpretação, que parece ser recorrente entre alguns militantes maranhenses, de mera acomodação de aliados e meio ágil de obtenção de resultados favoráveis. Equivocam-se redondamente os companheiros e deslizam na óbvia casca de banana do reducionismo político e panfletário. Dialogar inicialmente com o diferente nestas eleições de 2010, com os partidos diferentes que não sejam os declarados adversários, sinaliza também o desejo de estabelecer relações institucionais que se concretizarão no período pós-eleitoral, no qual ocorrerá a retomada das discussões que permitam um pacto sustentável de governabilidade e execução de uma pauta mais ampla de gestão pública no Brasil.
    Se antes o tema PMDB soaria como um enorme e incômodo tabu nos debates políticos travados pela militância petista maranhense, que sempre o personalizou e ignorou a possibilidade de repensá-lo enquanto representação institucional e popular, neste momento, diante de uma favorável conjuntura nacional, o PT do Maranhão precisa agregá-lo em sua agenda política e reconhecer o maior partido da base do governo como o nosso aliado tanto no plano nacional quanto estadual.
    Como comprovam as pesquisas de opinião de voto, a candidatura ao governo do Maranhão que demonstra possibilidades reais de vitória, sem entrar no campo das especulações e da elaboração de cenários políticos subjetivos, é apresentada pelo PMDB, que busca a reeleição da atual governadora Roseana Sarney. Neste contexto específico, sobre o qual nossas análises devem se deter, há uma declarada intenção do PMDB maranhense de discutir a relação político-institucional com o PT, compreendendo a necessidade de compor um governo estadual que garanta, no futuro próximo com a eleição de Dilma, maior visibilidade social junto ao Governo Federal, o que conseqüentemente se traduzirá no desenvolvimento econômico do Maranhão e na melhoria das condições de vida de sua população. A parceria do PT com o PMDB na aliança nacional das eleições de 2010, se também reproduzida aqui na candidatura ao governo do estado, permitirá uma nova engenharia na administração das políticas públicas, que serão irremediavelmente influenciadas pelo modo petista de governar.
    Na construção dessa aliança, para que dela resulte concretamente conquistas e avanços, é preciso que nos apropriemos da maturidade política que nosso partido e governo adquiriu ao longo de nossa história, dialogando com serenidade e de forma transparente aquilo que realmente interessa ao nosso projeto coletivo. Nosso objetivo, seguramente, é ampliar nossas bancadas de deputados estaduais e federais, eleger um senador e delimitar nossa atuação, organicamente, no governo do estado, algo que advirá do mandato de vice-governador. Estas propostas, aparentemente ambiciosas, são factuais e podem se tornar realidade desde que encaremos esse debate com personalidade e com a convicção de que estaremos contribuindo efetivamente para o êxito de nossa tática nacional.
    Nestes 30 anos representamos com dignidade, sem dúvida, o não menos importante papel secundário da esquerda maranhense. Conseguimos manter a margem pouco flutuante dos 10% do eleitorado maranhense. E o fizemos por circunstâncias históricas e regionais, que muito provavelmente não foram fruto de uma escolha deliberada, até porque não somos unicamente partido de quadros, somos um partido sobretudo de massas. Mas temos muito potencial para continuarmos desempenhando o mesmo papel e permanecer no mesmo lugar dessa fila que insiste em nos deixar por último. Não são novos nomes apresentados em uma eleição que serão capazes de revolucionar práticas políticas e sociais de um dia para noite.
Precisamos construir um projeto político para o Maranhão desde já, com nossa marca, com nossas digitais, que seja maior que um sujeito individual, que seja contagiante e consiga unir todos aqueles que em nome de um ideal coletivo sintam-se parte e todo desse desenfreado processo de mudança que o nosso partido vem alavancando com pluralidade e democracia em todo país.
Virna Teixeira – Dirigente Estadual do PT – MA e militante do Campo Construindo Um Novo Brasil

Um comentário:

  1. É ANANIAS O SEU RACIOCINIO ESTÁ CORRETO, É PENA QUE O PT NÃO SE ESFORÇOU PARA CONCEBÊ-LO ANTES. AGORA JÁ ESTÁ NA MARCA DO PENALTY. AINDA BEM QUE PARECE SER ESSE MESMO O PROGRAMA QUE O GOVERNO PT/PMDB ROSEANA PRETENDE IMPLANTAR NA NOVA GESTÃO DE GOVERNO CONJUNTO.

    MAS NÃO SE DESESPERE VOCÊ PODE CONTRIBUIR E MUITO COM A SOCIEDADE MARANHENSE ARREGAÇANDO AS MANGAS PARA TRABALHAR E ESQUECENDO ESSAS PICUINHAS QUE IMPEDE O MARANHÃO DE TER UMA GESTÃO POLITICA ADMINISTRATIVA MELHOR.

    ESSA DICOTOMIA SARNEY E ANTI-SARNEY JÁ ESTÁ É ABUSADA.

    FALTA CRIATIVIDADE PARA OS PÓLITICOS DO MARANHÃO, QUE NÃO APRESENTAM PROPOSTAS DE TRABALHO, SÓ FICAM NESSA LADAINHA SEM FIM: SARNEY - ANTI-SARNEY.


    É SÓ ISSO QUE SABEM FAZER???? CHEGOU A HORA DE TRABALHAR EM CONJUNTO PT/PMDB, LULA/DILMA/SARNEY/ROSEANA/MONTEIRO/WASINGTON/RODRIGO COMERCIARIO/DUTRA/BIRA/ETC..... TODOS EM PROL DE UM MARANHÃO MAIS JUSTO SOCIALMENTE E MAIS DESENVOLVIDO.

    É O PRAGMATISMO DO PRESIDENTE LULA. PRÓ DILMA.

    ResponderExcluir