sexta-feira, 12 de março de 2010

Lula quer que Meirelles fique no governo, diz ministro


O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá conversar com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para sondar sobre as pretensões eleitorais do chefe da autoridade monetária. Na avaliação do coordenador político do governo, Lula tem conseguido dissuadir alguns de seus ministros de deixar o governo para concorrer a cargos nas eleições, situação que pode ocorrer com Meirelles.


Uma das hipóteses sobre o destino político do presidente do BC é deixar a instituição em busca de apoio para ser candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Se confirmada a tese, ele tem até o dia 3 de abril para se desligar do cargo no governo.

"Por ele, o ministro Henrique Meirelles não sairia do governo", disse. "O presidente já disse que gostaria de ter todos os ministros até o final do ano", afirmou o ministro, relembrando que o desejo do presidente Lula é, na medida do possível, preencher as vagas abertas nos ministérios com os secretários-executivos de cada pasta.

Reunido com os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) e do Senado, José Sarney (PMDB-SP), Padilha disse que ambos não contestaram a tese de Lula de evitar novas disputas por cargos de primeiro escalão no último ano da gestão petista. "Os presidentes Temer e Sarney não questionaram a tese de (se nomear ministras as) pessoas que fazem parte da máquina pública", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário